Etapa 36 | Nazaré – Santa Cruz
O dia começou com nevoeiro cerrado na Nazaré, que decidiu acompanhar-nos nas duas primeiras horas de viagem. Junto à costa, passámos por São Martinho do Porto com a sua baía calma e encantadora com cheiro e sabor a mar, e pela Foz do Arelho, tudo isto ainda nas nuvens.
Valeu a companhia dos amigos e colegas que nos acompanharam nesta etapa, cujos equipamentos garridos alegraram a manhã.
O sol apareceu à chegada da Lagoa de Óbidos, que rodeámos por trilhos que nos trouxeram algumas surpresas, como árvores caídas que nos pediram que desmontássemos das bicicletas.
O azul da Lagoa estava pontilhado por flamingos, que mereceram uma pausa para fotografias!
Seguimos até Olho Marinho, onde já é obrigatória a visita à nascente de água, e por lá almoçámos. De forças renovadas, voltámos ao caminho, passando por Cezaredas, pelo Moledo, onde as homenagens a D. Inês de Castro são impressionantes, até ao Vimeiro.
Em direcção a Oeste, e já na companhia do amigo Paulo Serra da Câmara Municipal de Torres Vedras, pedalámos até nos juntarmos novamente ao mar, num segmento lindíssimo, banhado pelo Rio Alcabrichel, até à Praia de Santa Rita.
Até Santa Cruz foi um “tirinho”, pela Ciclovia das Praias, onde fomos recebidos pelo próprio Presidente da Câmara, Carlos Bernardes!
O descanso vai ser feito no Hotel Santa Cruz, que nos recebe na última noite desta maravilhosa aventura, cuja melancolia por estar tão perto do fim já se começa a sentir.
Amanhã será a última etapa, com destino aos Nirvana Studios, onde seremos novamente acompanhados em peso pela Escola de Ciclismo de Oeiras!
Recordamos que este projecto tem também um fim solidário, e estamos a recolher donativos para a aquisição de capacetes para as crianças desta escola: https://www.gofundme.com/f/22o3vgi0uo.