Termos e Condições
Condições Gerais de Participação:
As presentes condições gerais de participação são complementadas pelas condições particulares de participação eventualmente constantes no programa de cada actividade.
Ter em atenção que as actividades em regime auto guiado com GPS (Self Guided) e Low-Cost tem Condições Particulares de Participação descritas à frente nesta página.
1. Inscrições
1.1 A inscrição é realizada mediante o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição que se encontra neste site, devidamente preenchido. A inscrição só é aceite com o pagamento de um mínimo de 30% do preço total da actividade, num valor nunca inferior a 100€. Esta inscrição deverá ser confirmada até 30 dias antes da partida, com o pagamento restante.
1.2. Com a inscrição o cliente:
1.2.1. Assume a obrigação de tomar conhecimento e aceita as presentes condições gerais de participação, bem como as condições particulares constantes no programa em que se inscreve;
1.2.2. Assume encontrar-se em condições de saúde adequada à actividade em que se inscreve e aceita a possibilidade de correr todos os riscos inerentes à sua própria natureza;
1.2.3. Assume-se consciente do tipo de exigências físicas, culturais e psicológicas que estas actividades envolvem, incluindo danos pessoais e materiais, doenças, contratempos e desconforto e aceita-as, e aceita também que elas poderão produzir acontecimentos imprevistos.
1.3. A CN (Caminhos da Natureza) reserva-se o direito de considerar como desistência qualquer inscrição cujo pagamento não tenha sido efectuado nas condições referidas.
1.4. Não são aceites inscrições no local de início da actividade.
2. Condições de reserva
A confirmação de reserva nos programas é realizada por ordem cronológica de recepção do Formulário de Inscrição devidamente preenchido e do respectivo pagamento do sinal.
Não se esqueça que os nossos programas têm um número de participantes muito limitado.
3. Preços
Os preços das actividades podem sofrer alterações sem aviso prévio por motivos de variação de preços de fornecedores de serviços, combustíveis, taxas ou impostos. Sempre que se verifique uma alteração de preço, o cliente será informado e poderá manter ou anular a sua inscrição.
Se a inscrição ocorrer a 30 dias ou menos da data do programa, o valor total do programa deverá ser pago no acto da inscrição, ficando a respectiva confirmação condicionada à obtenção da confirmação da reserva por parte de todos os fornecedores dos serviços envolvidos no programa.
4. Desistências e Reembolso
Se o cliente pretender desistir da sua actividade deverá fazê-lo por escrito ou por e-mail e terá que suportar os encargos com a desistência de acordo com a seguinte escala:
» 30 – 20 dias 30% do total
» 19 – 10 dias 60% do total
» Menos de 9 dias ou não comparência – 100% do total
» Acresce uma taxa para despesas administrativas de 5% do valor do programa ou um valor fixo mínimo de 10€ em qualquer desistência
Não há lugar a reembolso no caso de chegar atrasado ou se terminar mais cedo o programa por qualquer razão.
Recomendamos a realização de um seguro de viagem, quando justificável, uma vez que não há excepções nos reembolsos mesmo em caso de emergências pessoais.
Deve optar por um seguro que cubra o custo da sua viagem, programa e outras despesas de viagem em caso de cancelamento ou desistência por diversos tipos de razões.
5. Impossibilidade de cumprimento
Se factos não imputáveis à CN vierem a determinar a anulação da actividade, o cliente pode optar pelo reembolso de todas as quantias pagas ou alterar a sua inscrição para outra actividade de preço equivalente. Se a actividade escolhida for de preço inferior ou superior, o cliente será reembolsado ou deverá pagar a diferença, respectivamente. Caso não esteja reunido o número mínimo de participantes indicado no programa da actividade escolhida, a CN poderá:
1. Manter a realização da viagem com um número reduzido de participantes mediante um pagamento de um suplemento, sendo neste caso o cliente informado podendo manter ou anular a sua inscrição sem qualquer penalização
2. Optar por cancelar a viagem até 15 dias antes da partida, reembolsando o cliente de todas as quantias pagas, sem qualquer outro tipo de responsabilidade por parte da CN pela rescisão.
6. Horários
O cliente deve respeitar os horários estipulados para início das actividades assim como os horários intermédios que vão sendo definidos pelo guia da mesma. Os atrasos, além de manifestarem falta de cuidado para com os outros participantes, poderão implicar a impossibilidade de realizar parte da actividade.
7. Alterações
Com o objectivo de garantir uma maior segurança e qualidade na realização das actividades, a CN reserva-se o direito de alterar hora, local e estrutura das mesmas caso existam condições meteorológicas, ou de outra ordem, alheias à empresa, que a isso obriguem.
8. Grau de dificuldade
É da responsabilidade do cliente verificar qual o grau de dificuldade do programa em que se inscreve e se o mesmo está adequado às suas capacidades. A CN esclarece todas as duvidas e questões no decorrer da inscrição mas não poderá ser responsabilizada pelo facto de o participante não ter as condições físicas ou aptidões para a correcta realização da actividade.
9. Segurança
Temos sempre como primeira prioridade a segurança de todas as pessoas envolvidas nas suas actividades, clientes, guias ou quem quer que colabore na organização da actividade. O equipamento da CN utilizado nas actividades é homologado e sempre que a actividade o exija é fornecido o equipamento de protecção individual específico;
Nas actividades com guia, os monitores CN têm formação e para além de guiarem o grupo assumem a responsabilidade de tomar decisões no campo sempre que ocorram imprevistos. Pelo menos um dos guias tem formação de primeiros socorros e de mecânica de bicicleta. O cliente de um passeio guiado deve respeitar as decisões e indicações do guia.
10. Alojamento
Os alojamentos sugeridos são cuidadosamente escolhidos pela CN de acordo com as características das rotas elaboradas, são escolhidos em função da proximidade do percurso, sendo muitas vezes a única opção disponível. Privilegiamos locais que tenham um carácter e uma atmosfera especial, quer pela localização, conforto, simpatia dos proprietários, rusticidade ou pela forma como se integram na paisagem, de forma a proporcionar uma estadia agradável, e um descanso adequado à actividade. No entanto tal nem sempre é possível e por vezes para manter a integridade da rota recorremos a alojamentos particulares, refúgios, Campismo ou Hotéis. Sempre que possível evitamos a passagem e estadia em locais onde o turismo se encontra massificado. Dadas as limitações na escolha dos alojamentos, para quem viaja sozinho nem sempre existe disponível alojamento em quartos individuais, sendo muitas vezes necessário partilhar quartos duplos com outros participantes. Ocasionalmente poderá ser necessário partilhar quartos ou apartamentos por varias pessoas. Estas limitações estão sempre descritas na informação detalhada da actividade. Dado que as viagens desenhadas pela CN passam na maior parte por zonas rurais e naturais, o cliente deve aceitar que nalgumas ocasiões não é possível optar pelo tipo de alojamento que desejaríamos. De qualquer forma, pretende-se que qualquer alojamento garante os serviços mínimos: Banho com sanitários mínimos; Água quente; Serviço de pequeno-almoço; Camas equipadas com roupa limpa.
11. Alimentação
Escolhemos os melhores e mais típicos Restaurantes ao longo dos locais onde passamos pensando na plena satisfação gastronómica dos nossos clientes. Por princípio antes do início do programa será entregue uma lista com as possíveis escolhas de menu para que possa escolher a refeição que mais lhe agrada. Durante a actividade e em função do percurso escolhemos Cafés ou Restaurantes típicos onde poderemos deliciar-nos com as especialidades da região. Quando as actividades decorrem por regiões isoladas teremos previsto um estabelecimento para abastecermo-nos com um picnic antes do início da actividade. Se existe alguma necessidade específica / restrição na sua alimentação avise-nos quando confirmar a viagem para que possamos satisfazê-lo melhor.
12. Logística de Apoio
Consiste no transporte da bagagem do cliente entre o alojamento no fim de uma etapa e a seguinte, tal como estão definidas nas actividades que incluem este serviço. O cliente deverá ter preparada a bagagem antes de iniciar a sua etapa e a CN compromete-se a colocá-la disponível no alojamento seguinte de acordo com itinerário. A CN recomenda que nunca coloque neste transporte valores na bagagem tais como: dinheiro, cartões de crédito, documentos pessoais (bilhete de identidade, bilhetes de avião, etc.) ou qualquer outro documento que a sua perda possa implicar complicações no desenrolar normal da viagem. A CN não se responsabiliza pelo incumprimento, por parte do cliente, desta recomendação. O cliente deve comunicar ainda, caso transporte algum objecto frágil e embalá-lo devidamente.
13. Seguros
Apólices nº 095/00934578/000 e nº 027/00002949/000 da seguradora Liberty Europeia Seguros, SA. Responsabilidade Civil: 50.000,00 euros. Acidentes pessoais: Morte ou Invalidez permanente: 20.000,00 euros; Despesas de tratamento e repatriamento – 3.500,00 euros. Todas as bagagens, equipamento e pertences pessoais estarão sobre a responsabilidade do cliente. A CN não se responsabiliza por qualquer perda, dano ou acidente a qualquer bagagem ou equipamento, independentemente de como tal ocorra.
14. Requisitos pessoais
A nossa missão é proporcionar-lhe as melhores férias, pelo que faremos tudo para satisfazer qualquer necessidade especial, como por exemplo alimentação vegetariana. Basta informar-nos o mais antecipadamente possível.
15. Equipamento necessário
O equipamento específico está normalmente incluído na actividade. Para detalhes sobre o equipamento necessário / aconselhado, consulte a informação da actividade.
16. Utilização de Fotografias e imagens
Qualquer imagem do cliente, captada pelos monitores ou colaboradores da CN em qualquer das nossas actividades, pode ser utilizada pela CN, na ilustração de material promocional e publicitário da empresa tais como catálogos, diapositivos, vídeos e Internet. Nas fotos em que se identifiquem claramente pessoas, não são comercializadas nem disponibilizadas para outros fins.
17. Reclamações:
São consideradas reclamações as que forem apresentadas por escrito à CN num prazo não superior a 15 dias após o termo da prestação de serviços.
Qualquer conflito emergente do presente contrato de prestação de serviços será dirimido pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa com expressa renúncia a qualquer outro e para todas as questões não reguladas por estas Condições Gerais de Participação, aplicar-se-á a Lei Portuguesa.
18. Resolução Alternativa de Litígios de Consumo:
Ao abrigo da Lei N.º 144/2015 de 8 de Setembro, o Cliente poderá recorrer às seguintes Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo: Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo em www.provedorapavt.com; Comissão Arbitral do Turismo de Portugal em www.turismodeportugal.pt; ou a qualquer uma das entidades devidamente indicadas na lista disponibilizada pela Direcção Geral do Consumidor em http://www.consumidor.pt cuja consulta desde já aconselhamos.
19. Aviso Importante
Uma Viagem de aventura é para quem gosta de aventura. As viagens de aventura são indicadas para pessoas activas e aventureiras que se sintam bem com a descoberta e o inesperado! Proporcionam momentos únicos de convívio, contacto mais directo com a natureza, boa disposição e camaradagem, contudo tem características muito particulares que podem por em causa a sua satisfação. Assim recomendamos que se informe cuidadosamente sobre o Grau de dificuldade do programa pretendido de forma a garantir que tem o nível físico e psicológico suficiente á participação na actividade. Não hesite, coloque-nos todas as suas dúvidas! Podem também ocorrer imprevistos no percurso elaborado, alterações ao meio ambiente não previstas ou condições meteorológicas adversas que nos poderão obrigar a alterações ao programa no decorrer da viagem. Os participantes deverão ter um espírito positivo e serem flexíveis o suficiente para encararem de forma agradável estas alterações.
Condições Particulares de Participação em Programas Self Guided ou Low-Cost:
1. O serviço Self Guided da Caminhos da Natureza (CN) descrito neste folheto define-se como uma consultoria para realização de uma travessia em BTT.
2. O serviço mínimo oferecido inclui:
- Percurso sugerido a travessia em BTT
- Track GPS (formato GPX)
- Lista com possíveis locais para abastecimento de agua e comida (restaurantes, cafés, fontes, etc.)
- Alojamento e Restaurantes sugeridos
- Verificação de disponibilidade nos alojamentos sugeridos
- Local para banhos no final do último dia
3. Opcionalmente a pedido podem ser realizados orçamentos para outros serviços tais como:
- Transfer de bagagens entre etapas
- Transfer dos participantes inicio/fim percurso quando é em linha
- Transfer dos participantes para inicio ou do fim do percurso
- Serviço de guia
4. A CN fornece o track para GPS (formato universal GPX) devidamente reconhecido no terreno, sendo este uma sugestão para realização do percurso, contudo a CN não se responsabiliza por alterações que possam ocorrer com o estado do percurso, fecho de caminhos, obras ou qualquer outra situação imprevisível que obrigue a alterar o percurso.
5. Não sendo este serviço uma actividade guiada, é da inteira responsabilidade dos participantes a realização do percurso, nomeadamente no que diz respeito a qualquer acidente ou avaliação das condições meteorológicas para realização do percurso sugerido.
6. O respeito pelo meio ambiente é fundamental, deve ser evitada uma condução agressiva da BTT que provoque desgaste nos trilhos mais sensíveis e nunca deixar lixo no percurso.
7. É fundamental respeitar normas em vigor no local, sempre que se atravessa um Parque Natural ou Paisagem protegida.
8. É importante respeitar indicações de proprietários quando o percurso decorra por propriedade privada. Os percursos sugeridos foram desenhados de forma a evitar atravessar propriedades privadas cujos proprietários não autorizem a passagem, contudo nem sempre é possível identificar estas situações e por vezes ocorrem alterações na utilização de determinados terrenos pelo que eventualmente poderá ocorrer a proibição de passagem em algum ponto do percurso.
9. Na realização do percurso os participantes devem respeitar outros utilizadores dos caminhos, reduzindo a velocidade em particular no cruzamento com pessoas a pé ou animais
10. As reservas devem ser realizadas com a máxima antecedência para garantir a existência de alojamentos, que em muitos locais tem capacidade muito reduzida, e só são confirmadas com o pagamento do serviço.
11. Anulação da reserva:
As constantes das Condições gerais de participação nos programas Caminhos da Natureza
12. Ocorrendo desistências durante o percurso, não existe direito a qualquer devolução do valor total ou parcial da inscrição.
13. As presentes condições particulares de participação são específicas para o género/programa em que se inscreve e são complementares às condições gerais de participação constantes do nosso site e formulário de inscrição.