Turismo Sustentável

Reduzindo a pegada

A Organização Mundial do Turismo (OWT/UNWTO) define o Turismo Sustentável como aquele que activamente salvaguarda o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento económico da actividade. Por isso, cada vez que viajamos, usamos transportes locais num determinado destino ou compramos produtos locais, contribuímos na criação de valor, potenciando os empregos e a qualidade de vida local.

A Caminhos da Natureza acredita que o Turismo tem a capacidade de transformar vidas, mudando comportamentos e mentalidades. Junte-se a nós nesta caminhada por um mundo melhor.  Para nós é crucial estabelecer um equilíbrio entre aquilo que tiramos e aquilo com que podemos contribuir nas nossas viagens, por isso em cada viagem é nossa prioridade respeitar a cultura local, o ambiente e as pessoas, as tradições e os recursos naturais. Viajar é uma partilha constante, entre nós e o mundo.

Viajando connosco, você estará a contribuir para um mundo melhor!

Saiba mais sobre a nossa missão.

CAMINHOS DA NATUREZA LOCAL

Em todos os nossos destinos temos a preocupação de respeitar e preservar os direitos, a história e a cultura da população local, garantindo também que o Turismo apoie o seu bem-estar. Optamos por empresas e serviços locais, sempre que possível.

Procuramos a produção local em contraposição à produção em massa e salvaguardamos a vida selvagem, não contribuindo com qualquer tipo de actividade que a possa pôr em causa. Trabalhamos e apoiamos os empreendedores locais e as pequenas empresas, procurando assim fortalecer as comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em geral.

No nosso dia-a-dia procuramos reduzir ao máximo o consumo do plástico, tanto nas nossas viagens, como no trabalho de escritório (back office). Usamos garrafas de água reutilizáveis e a maioria do nosso equipamento de piquenique é reutilizável.

Adventure Travel Conservation Fund

ADVENTURE TRAVEL TRADE ASSOCIATION (ATTA)

Enquanto membros da ATTA, estamos comprometidos com os valores que são necessários para impulsionar viagens mais conscientes em prol do beneficio para os negócios locais, para as pessoas, a cultura e o ambiente, de todos os locais a que viajamos.

ADVENTURE TRAVEL CONSERVATION FUND (ATCF)

Somos também membros da ATCF (Adventure Travel Conservation Found), visando contribuir para a preservação dos recursos naturais do mundo, bem como para a estabilidade socio-económica das comunidades locais.

Acima de tudo, porque nos preocupamos com o nosso planeta, a nossa casa.

ESTEJA INFORMADO, COMPRE INFORMADO

Porque a forma mais rápida e mais eficaz de ajudar a preservar a vida selvagem e de evitar a caça furtiva e o tráfico dos animais passa por estarmos informados! Na corrida contra a extinção das espécies, todas as escolhas são importantes e as suas também.

Passa por nós  e pela industria do Turismo em geral,  ter um papel activo na preservação da vida selvagem e dos ecossistemas naturais. Ao educar e sensibilizar os viajantes para o tráfico de animais, ajudando-os a saber escolher e a saber comprar, procuramos garantir a protecção de todas as populações ameaçadas.

Ainda que seja um grande objectivo, é um dos mais importantes. Só assim conseguiremos ajudar as espécies mais icónicas do mundo e garantir que as próximas gerações poderão apreciá-las também.

(Adventure Travel Trade Association, 2017)

Turismo Solidário

SEMENTES DE ALEGRIA

Pretendemos com este projeto, com pequenos e grandes gestos, semear alegria nos locais que normalmente são os nossos destinos turísticos. Desde entregar cadernos numa pequena escola de montanha ou fazer jogos com os meninos de um território mais inóspito, contamos com o apoio dos nossos amigos, clientes e fãs para realizar estes objetivos. Se tem ideia de alguma semente que possamos semear, diga-nos e poderemos vê-la crescer juntos.

Contribua para esta causa.

© Caminhos da Natureza – Turismo de Natureza, Lda. ® Todos os Direitos Reservados • Agência de Viagens e Animação Turística • Rua 7 de Junho, nº58 Leceia, 2730-174 Barcarena • RNAAT nº19/2005 • RNAVT nº3345

Clean and Safe Turismo de Portugal