Turismo Sustentável

Reduzindo a pegada

A Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO) define o Turismo Sustentável como aquele que faz um uso adequado dos recursos ambientais, respeitando a autenticidade sociocultural das comunidades visitadas e que assegura que as atividades económicas sejam viáveis no​ longo prazo. Viajar de forma Sustentável é descobrir um destino, onde respeitamos a cultura, o meio ambiente e as pessoas, preservando tradições locais, recursos naturais e valorizando as comunidades visitadas. Assim, cada vez que viajamos, usamos transportes locais num determinado destino ou compramos produtos locais, contribuímos para a criação de valor, potenciando os empregos e a qualidade de vida local.

A Caminhos da Natureza (CN) acredita que o Turismo tem a capacidade de transformar vidas, mudando comportamentos e mentalidades, e pela sua importância, fazemos do Código Global de Ética para o Turismo um dos documentos orientadores da nossa atividade.

Para nós é crucial estabelecer um equilíbrio entre o que tiramos e o que contribuímos nas nossas viagens, por isso em cada viagem é nossa prioridade respeitar a cultura local, e as pessoas, as tradições e os recursos naturais. Viajar é uma partilha constante, entre nós e o mundo, e acreditamos que, se todos criarmos um pouco de valor nas comunidades visitadas, estaremos a contribuir para melhorar o nosso planeta.

Para reforçar a nossa posição, também caminhamos comprometidos com a Biosphere Sustainable Lifestyle e com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma a avançarmos sem comprometer as gerações futuras e preservando os ecossistemas e os recursos naturais.
Junte-se a nós nesta caminhada.

Viajando connosco, você estará também a contribuir para um mundo melhor!

Saiba mais sobre a nossa missão.

Turismo Sustentável
Turismo Sustentavel
Sustentabilidade Turismo
Caminhadas turismo sustentavel

A nossa responsabilidade

O Turismo é uma atividade extraordinária que permite conhecer novos lugares, novas culturas, pessoas e tradições. Mas estamos conscientes do impacte menos positivo que a atividade pode ter. Por isso, na Caminhos da Natureza procuramos proporcionar aos nossos clientes a experiência mais gratificante, tendo sempre em mente a importância por escolhas responsáveis e que tenham o menor impacte negativo.
Na procura por reduzir a nossa pegada no planeta temos vindo a implementar um conjunto de ações que nos permitam contribuir positivamente para a redução do impacte da nossa atividade, enquanto cooperamos para um sector, e para viagens mais sustentáveis, nomeadamente:

  1. Redução de impressões e quando são necessárias, utilização de papel reciclado;
  2. Divisão de lixo nas instalações e nos Tours;
  3. Preferência por fornecer aos clientes uma garrafa reutilizável para água em detrimento das que são utilizadas apenas uma vez;
  4. Opção por loiças reutilizáveis em vez dos habituais descartáveis;
  5. Apoiamos o empreendedorismo local através do consumo de produtos locais e da época;
  6. Damos preferência a serviços locais de transporte e de guias;
  7. Investimos na economia circular ao doar equipamento em bom estado e ao comprar equipamento e mobiliário em segunda mão;
  8. Partilhamos a história e a cultura local como forma de dar a conhecer as pessoas e os locais visitados;
  9. Contribuímos para o desenvolvimento local ao privilegiarmos a contratação de empresas locais;
  10. Respeitamos a igualdade de género desde o início do processo de seleção dos colaboradores, aplicando políticas e medidas que garantam a igualdade de contratação, com igualdade de oportunidades;
  11. Apostamos na formação continua e recebemos estagiários permitindo aos alunos a oportunidade de terem uma experiência em ambiente de trabalho e no Turismo;

Especialmente aos nossos clientes, relembramos algumas sugestões de boas práticas enquanto turistas e, se estão a viajar em bicicleta ou a caminhar, é porque muito provavelmente já se preocupam com o mundo à sua volta. Embora viajar tenha sempre impactes, positivos e negativos, está nas nossas mãos fazer alguma coisa para contribuir para um melhor equilíbrio entre turismo e comunidades visitadas. Deixamos aqui algumas ideias de como poderá contribuir para um turismo mais responsável:

  1. Utilize garrafas reutilizáveis para a sua água. De preferência, traga a sua própria garrafa;
  2. Evite a utilização de plásticos de uso único;
  3. Limite as suas impressões e privilegie a utilização das aplicações que disponibilizamos. O material foi preparado com muito carinho para lhe proporcionar toda a informação necessária;
  4. Promova o desenvolvimento local, adquirindo produtos locais. Aproveite a oportunidade para conhecer os sabores da gastronomia de cada região visitada;
  5. Siga pelos trilhos sinalizados e respeite a propriedade privada. Caso surjam portões rurais durante o percurso, deixe-os como os encontrou (abertos ou fechados);
  6. Por vezes, o mesmo percurso pode estar a ser utilizado por pessoas que se deslocam a pé, a cavalo ou de bicicleta. Demonstre respeito pelos outros e use de bom senso;
  7. Cada visitante é responsável pelo lixo e detritos produzidos. Deposite-os nos locais apropriados;
  8. Seja cordial e respeite as populações locais, o seu património e as suas tradições;
  9. Evite barulho e atitudes que perturbem a paz local;
  10. Mantenha-se à distância dos animais, não os alimente. Não apanhe plantas ou animais nem recolha amostras geológicas;
  11. Tire apenas fotografias e demonstre respeito ao fazê-lo. As fotos registam a memória dos bons momentos e a beleza da paisagem. Se necessário, peça licença para o fazer.
Adventure Travel Conservation Fund

ADVENTURE TRAVEL TRADE ASSOCIATION (ATTA)

Enquanto membros da ATTA, estamos comprometidos com os valores que são necessários para impulsionar viagens mais conscientes em prol do beneficio para os negócios locais, para as pessoas, a cultura e o ambiente, de todos os locais a que viajamos.

ADVENTURE TRAVEL CONSERVATION FUND (ATCF)

Somos também membros da ATCF (Adventure Travel Conservation Found), visando contribuir para a preservação dos recursos naturais do mundo, bem como para a estabilidade socio-económica das comunidades locais.

Acima de tudo, porque nos preocupamos com o nosso planeta, a nossa casa.

ESTEJA INFORMADO, COMPRE INFORMADO

Porque a forma mais rápida e mais eficaz de ajudar a preservar a vida selvagem e de evitar a caça furtiva e o tráfico dos animais passa por estarmos informados! Na corrida contra a extinção das espécies, todas as escolhas são importantes e as suas também.

Passa por nós  e pela industria do Turismo em geral,  ter um papel activo na preservação da vida selvagem e dos ecossistemas naturais. Ao educar e sensibilizar os viajantes para o tráfico de animais, ajudando-os a saber escolher e a saber comprar, procuramos garantir a protecção de todas as populações ameaçadas.

Ainda que seja um grande objectivo, é um dos mais importantes. Só assim conseguiremos ajudar as espécies mais icónicas do mundo e garantir que as próximas gerações poderão apreciá-las também.

(Adventure Travel Trade Association, 2017)

Turismo Solidário

SEMENTES DE ALEGRIA

Pretendemos com este projeto, com pequenos e grandes gestos, semear alegria nos locais que normalmente são os nossos destinos turísticos. Desde entregar cadernos numa pequena escola de montanha ou fazer jogos com os meninos de um território mais inóspito, contamos com o apoio dos nossos amigos, clientes e fãs para realizar estes objetivos. Se tem ideia de alguma semente que possamos semear, diga-nos e poderemos vê-la crescer juntos.

Contribua para esta causa.

Bike Around Portugal

BIKE AROUND PORTUGAL

Uma aventura, integralmente em bicicleta, conta com cerca de 2.600 km e + 33.000 m de desnível positivo, para percorrer em 37 etapas.

Esta viagem conta com algumas iniciativas sustentáveis:
• Diariamente será contabilizada a redução de CO2 e a consequente redução da pegada ecológica da viagem, através de uma comparação com uma viagem de automóvel idêntica;
• As principais refeições serão realizadas em restaurantes locais, à semelhança dos demais produtos comestíveis adquiridos, procurando assim contribuir para o comércio local e incentivar à promoção de emprego;
• Do mesmo modo, dar-se-á preferência à aquisição de produtos de origem nacional;
• Serão utilizados produtos reutilizáveis e amigos do ambiente, nomeadamente evitando o uso de plástico descartável e/ou outros materiais menos amigos do ambiente, na medida possível.

Escola de Ciclismo de Oeiras

ESCOLA DE CICLISMO DE OEIRAS

O Bike Around Portugal além de uma volta a Portugal em bicicleta, abraçou causa solidária pelo desenvolvimento do ciclismo nas camadas jovens de Portugal!
Permitiu a inscrição de participantes na totalidade ou em parte das etapas, com a doação de 5% do valor das inscrições, ou a contribuição direta para a Escola através de um crowdfunding.
O objetivo foi angariar fundos para a Escola de Ciclismo de Oeiras, nomeadamente para a aquisição de 30 capacetes de boa qualidade, ajudando a garantir a segurança das crianças.

Muito obrigada a todos os que se juntaram a nós nesta aventura e nesta causa solidária!

© Caminhos da Natureza – Turismo de Natureza, Lda. ® Todos os Direitos Reservados • Agência de Viagens e Animação Turística • Rua 7 de Junho, nº58 Leceia, 2730-174 Barcarena • RNAAT nº19/2005 • RNAVT nº3345