Etapa 08 | Vale Fuzeiros – Olhão
O longo e quente dia que se avizinhava fez com que saíssemos de Vale Fuzeiros pela fresquinha. Com 87 km para percorrer, + 1000 m de acumulado, e máximas perto dos 40º, o Algarve impõe respeito!
Cedo fomos brindados com o lago formado pela Barragem do Funcho, e seguimos rumo ao Barrocal Algarvio, longe das multidões e das praias. Apesar de já um pouco desertificado, é este o autêntico e genuíno Algarve, mergulhado em vales e sobreiros de perder de vista.
A tão típica Vila de Alte recebeu-nos na primeira paragem do dia, onde nos demorámos nas fontes e tomámos uns refrescos. O calor começava a apertar, e as lindas estradas entre muros de pedra e alfarrobeiras guiaram-nos por Benafim e pelo Espargal.
Admirámos a paisagem protegida da Fonte Benémola e percorremos o trilho da Ribeira de Mercês, um dos pontos altos do dia! A paragem para almoço na Sociedade Recreativa de São Brás de Alportel e as brincadeiras nos jactos de água do Largo de São Sebastião deram alento ao caminho até Estoi, onde nos encontrámos com o Avô Mário.
Com vista nos gelados que se seguiam na Choco & Nut, pedalámos até Olhão, onde a fantástica piscina do Real Marina Hotel & Spa nos fará companhia durante o resto da tarde. Amanhã é dia de descanso, mas não vamos deixar de explorar o que esta cidade tem para nos oferecer!