Níveis de Dificuldade

Porque a melhor forma de conhecer o mundo começa por conhecermos nós próprios!

A maioria das nossas viagens são acessíveis a todas as pessoas, independentemente da idade, desde que sejam saudáveis e pratiquem exercício físico com alguma regularidade. Se nunca participou numa viagem de aventura e em especial numa travessia, recomendamos que escolha uma viagem fácil de forma a tirar o máximo partido da viagem e para que não fique fisicamente “arrasado”.

Usamos um sistema simples de classificação para lhe dar uma ideia do nível de exigência e assim ajudá-lo a escolher a travessia mais adequada por forma a tirar a máxima experiência da sua viagem, quer seja a caminhar ou a pedalar.

O sistema de classificação começa no Fácil, que representa as travessias mais fáceis, com distancias mais curtas e menor acumulado de desnível e vai até ao nível Extremo, que são as travessias mais desafiantes, que requerem uma melhor preparação física por forma a fazer face às longas distancias e grandes acumulados de desnível. Os graus de dificuldade foram definidos com base nos seguintes factores: desníveis de subida / descida, inclinação do terreno, tipo de terreno, dificuldade técnica percurso, distância percorrida, altitude, limitações de assistência.

Disponibilizamos ainda o máximo de informação sobre cada viagem tal como: dias de actividade, distâncias a percorrer por dia, desníveis a superar, transporte de bagagens, assistência no detalhe de cada viagem.

A Caminhar

Acessível a qualquer pessoa que faça caminhadas ocasionalmente e que esteja de boa saúde. Distâncias curtas e desníveis reduzidos (até 3 horas de marcha)

Distância: 5 a 10km

A Pedalar

Acessível a qualquer pessoa que ande ocasionalmente de bicicleta e que esteja com uma razoável forma física. Caracterizado por distâncias reduzidas e por desníveis reduzidos (mas nem sempre plano).

Distância de BTT: 15 a 25km

Distância de Estrada: 20 a 30km

A Caminhar

Para pessoas activas que andem com alguma regularidade a pé. Distâncias moderadas (3 a 5 horas de marcha) com algum desnível.

Distância: 7 a 12km, máx. de +400m de acumulado

A Pedalar

Acessível a qualquer pessoa habituada a realizar passeios de bicicleta com regularidade. Distancias moderadas com algum desnível e algumas subidas. Recomenda-se treinar 2 a 3 vezes por semana antes da viagem.

Distância de BTT: 20 a 40km, máx. de +500m de acumulado

Distância de Estrada: 30 a 60km, máx. de +500m de acumulado

A Caminhar

Para pessoas habituadas a caminhadas, com boa preparação física e que pratiquem actividade física com regularidade (até 6 horas de marcha). Desníveis por vezes consideráveis. Recomenda-se treino específico 2 a 3 vezes por semana antes da viagem.

Distância: 10 a 20km, máx. de +800m de acumulado

A Pedalar

Para praticantes de bicicleta regulares com boa preparação física e que pratiquem actividade física com regularidade. Distancias longas, com algumas subidas longas. Recomenda-se treinar 2 a 3 vezes por semana antes da viagem e realizar passeios longos ao fim de semana para habituar a percorrer este tipo de distância.

Distância de BTT: 30 a 70km, máx. de +1000m de acumulado

Distância de Estrada: 50 a 80km, máx. de +1000m de acumulado

A Caminhar

Para pessoas desportistas com preparação física muito boa e habituadas a longas caminhadas. Distâncias muito longas e/ou desníveis muito elevados (até 8 horas marcha). Recomenda-se treino especifico várias vezes por semana a iniciar alguns meses antes da viagem para melhor preparação e realizar passeios longos ao fim de semana para habituar a percorrer este tipo de distância.

Distância: 15 a 25km, máx. de +1200m de acumulado

A Pedalar

Para praticantes de bicicleta experientes e com preparação física muito boa. Distâncias muito longas e desníveis por vezes muito acentuados. Existência de subidas muito longas. Em BTT verifica-se a existência de trilhos e singletracks com dificuldade técnica. Recomenda-se treino especifico várias vezes por semana a iniciar alguns meses antes da viagem para melhor preparação.

Distância de BTT: 50 a 90km, máx. de +1600m de acumulado

Distância de Estrada: 70 a 130km, máx. de +1800m de acumulado

A Caminhar

Para quem gosta de desafios extremos! Etapas muito exigentes fisicamente. Distâncias enormes com desníveis muito elevados. É indispensável preparação física atlética e treino para a actividade.

Distância: 15 a 30km, máx. de +1600m de acumulado

A Pedalar

Para praticantes de bicicleta que gostem de desafios extremos e físicos. Desníveis muito elevados, subidas muito longas, distâncias enormes, por vezes superiores a 100 km. É indispensável preparação física atlética e treino para a actividade.

Distância de BTT: 50 a 120km, máx. de +2500m de acumulado

Distância de Estrada: 80 a 120km, máx. de +2500m de acumulado

© Caminhos da Natureza – Turismo de Natureza, Lda. ® Todos os Direitos Reservados • Agência de Viagens e Animação Turística • Rua 7 de Junho, nº58 Leceia, 2730-174 Barcarena • RNAAT nº19/2005 • RNAVT nº3345