Etapa 34 | Praia de Mira – Figueira da Foz
Hoje pedalámos até à bonita Figueira da Foz. Depois de preparadas as bicicletas, voltámos aos pedais e seguimos rumo a sul. Passámos pela Barrinha de Mira e contornámos a lagoa, que fazem parte do Sítio da Rede Natura 2000 que se chama Dunas de Mira. Este é um local constituído por pequenas lagoas que na prática, são abastecidas por cursos de água doce, pelo que são habitats muito sensíveis às alterações ambientais e possuem comunidades biológicas muito próprias.
Pedalámos pela bonita ciclovia que nos levou ao longo da Ria de Aveiro a apreciar fantásticas vias sobre este lugar especial. Depois, os trilhos levaram-nos mais para o interior, onde cruzámos várias povoações.
Num piso muito rolante e praticamente sem subidas ou descidas, seguimos até à Lagoa da Vela. Esta é a maior de 5 lagoas da Figueira da Foz. Conhecidas também como as lagoas de Quiaios, estes são locais rodeados por uma abundante vegetação e ricas em vida, de onde se destacam as aves aquáticas, facilmente observáveis.
Daqui fomos em direcção ao Cabo Mondego. A Serra da Boa Viagem presenteou-nos não só com a bonita viagem repleta de magnificas vistas, mas também com a desafiante subida do dia. Ainda sentindo o esforço do derradeiro desafio de chegada, visitámos o Miradouro do Cabo Mondego, onde as magnificas paisagens sobre o Oceano Atlântico e sobre o próprio Cabo Mondego são fantásticas. Não desviando muito o olhar, o nosso destino era já visível à distância, reluzindo com o dourado da areia. Terminámos assim mais uma etapa, depois de pedalar lado a lado ao longo areal.
O descanso será no confortável Sweet Atlantic Hotel & Spa, onde iremos recuperar energias para mais uma etapa.