Etapa 31 | Ponte de Lima – Esposende
Contrastando com os dias de montanha que pedalámos ao longo das últimas etapas, hoje foi um dia quase de descanso, com poucos quilómetros e quase sem subidas. Começámos a pedalar de manhã cedo pela Ecovia, lado a lado com o rio Lima. Durante aproximadamente 17km desfrutámos da tranquilidade rolante da paisagem envolvente. Erámos nós, o rio e os caminhos fantásticos pela Natureza.
Depois, as longas retas em harmonia com a natureza pouco a pouco deram lugar a um crescente frenesim de carros e pessoas, num traçado que se foi tornando mais e mais urbano, à medida que íamos cruzando algumas aldeias e povoações e aproximando-nos do mar.
Com o Atlântico já perto, rumámos em direção à Praia da Pedra Alta.
Foi assim, com mais de 2000km percorridos, que voltámos a reencontrar o mar e a sentir a sua brisa marítima, o que teve de certa forma um sabor agridoce. Se por um lado é sinónimo de conquistas, por outro lembra-nos que já falta pouco para terminar.
Pedalámos ao longo de alguns troços da Ecovia do Litoral Norte e passámos junto da Praia de Castelo de Neiva e da Praia de Antas. Depois, evitando a costa mais acidentada, seguimos ligeiramente para o interior num segmento sempre em calçada, num contínuo de casas e pequenas igrejas até reencontrar o mar, na Praia de Rio de Moinhos.
Voltámos a pedalar ao longo da Ecovia, desta vez pelo troço de Rio de Moinhos – Cepães, por fantásticos passadiços, onde seguimos até Esposende, onde terminou a etapa.