Etapa 25 | Vimioso – Bornes
Hoje andamos nas nuvens e seguimos até à Serra de Bornes!
Deixámos de manhã cedo Vimioso, com a previsão de um dia mais quente e soalheiro! Ainda pela fresca, nos altos e baixos característicos de Trás os Montes, chegámos até ao céu, ou pelo menos tentámos quando lado a lado pedalámos com as bonitas nuvens ainda resistentes! Esta foi uma etapa dura, difícil, não só pela distância mais longa, mas também pelas persistentes subidas e descidas que se aconchegaram ao já cansaço de muitos quilómetros. Valeu-nos as terras e as pessoas com quem nos cruzámos… os locais por onde passámos e tudo aquilo que admirámos!
Começamos a pedalar ao longo de uma descida que nos levou até ao Rio Maças e com mais ou menos apetite apresentou-nos sem mais vergonhas a primeira “longa” subida do dia, para chegarmos à pequena vila de Carção.
Depois, uma descida levemente serpenteada conduziu-nos lentamente pela encosta até alcançar o rio Sabor. Aqui cruzamos o rio e admiramos a bonita ponte romana de Izeda (Santulhão), um magnifico exemplar de arquitetura pontística, com múltiplos arcos em perfil de cavalete.
Sem as maças e sem o sabor, outra desafiante subida levou-nos às proximidades de Izeda. Daqui prosseguimos, em perfeita harmonia com as paisagens envolventes, até ao Rio Azibo. E porque tudo o que desce tem de subir, lá chegou o início da mais desafiante e longa escalada do dia que nos levaria até ao topo da serra de Bornes – a maior subida da travessia. Cruzámos várias povoações e aldeias e já no final chegamos ao magnífico Hotel & Spa Alfandega da Fé.