Etapa 15 | Vila Viçosa – Alter do Chão
A noite descansada no Alentejo Marmòris e a frescura da manhã deu-nos energias redobradas para um longo dia com 81 km pela frente, mas com muitas “capelinhas” obrigatórias de visitar. A visão de um dia extra de descanso em Alter do Chão reforçou a vontade de explorar cada cantinho do nosso Alto Alentejo.
A saída de Vila Viçosa levou-nos pelo seu Terreiro do Paço onde apreciámos o imponente Palácio Ducal. Despedimos do Rei D. João IV, ele montado a cavalo e nós nas nossas fiéis bicicletas tão amavelmente cedidas pela Technocycle.
Passámos pelas pedreiras onde é extraído o mármore da região, e rapidamente chegámos a Borba, oficialmente reconhecida como a mais pequena cidade do Alentejo, que nos presenteou com as suas típicas ruas e ameias. Circundámos o Castelo de Borba, e a Capela do Senhor Jesus dos Aflitos, cujo azul espelha o céu de uma solarenga manhã.
Por estradas desenhadas por frondosos sobreiros passámos pelos Arcos, até chegar a Estremoz, onde fomos brindados com os sinos da Igreja dos Congregados baterem as 10:30 da manhã. Atravessámos a Porta de Santa Catarina, que outrora funcionava como defesa do Reino da ofensiva espanhola, mas hoje decora pacificamente esta bonita cidade.
O alcatrão foi substituído por um lindo caminhos de terra batida, definido pelas Ecovias de Portugal, rodeado das paisagens típicas e horizontes longínquos do Alentejo, onde ocasionalmente nos brindava o avistamento de gado. Cruzámos alegremente a fronteira para o Distrito de Portalegre, deixando o Distrito de Évora para trás, chegando enfim à vila de Fronteira, onde merecem destaque os muito bem conservados azulejos da estação de caminhos de ferro.
Mas o dia ainda se avizinhava longo, e por 14 km de Ecovia pela planície Alentejana, atravessando a Ribeira Grande, chegámos à nossa penúltima paragem em Cabeço de Vide, cuja estação ferroviária compete com a beleza da de Fronteira. Por lá apanhámos o primo Helder Sancho da Câmara Municipal de Alter do Chão, pelo Jorge Soares, presidente do Clube Alter Real BTT, e pelo Cabo Calado, que nos acompanharam no último troço até Alter do Chão e gentilmente nos ofereceu o almoço no Café O Lagarto.
Para terminar esta grande etapa, o Rui Neto Parada, director do Vila Galé Collection Alter Real, fez-nos visita guiada ao hotel que está integrado na Coudaria de Alter do Chão, comprovando que o dia de descanso de amanhã será sem dúvida magnífico!