Etapa 14 | Monsaraz – Vila Viçosa
Chegámos a Vila Viçosa, a princesa do Alentejo!
Depois de um saboroso pequeno almoço e de apreciarmos as magníficas paisagens alentejanas do alto de Monsaraz, foi tempo de retomar a nossa aventura! Ao longe, os coloridos balões de ar quente, na imensidão daquelas planícies, deram o retoque especial naquela mágica despedida.
Deixámos para trás Monsaraz, numa fantástica descida onde admiramos vistas excepcionais sobre o Alqueva. Pedalámos depois até ao Cromeleque do Xerez, um conjunto megalítico composto por um menir central com cerca de 4m de altura, rodeado por dezenas de outros mais pequenos. Este é um dos poucos cromeleques existentes em Portugal e acredita-se que estes eram locais de rituais religiosos associados ao culto dos astros e da natureza.
Continuámos por um caminho (muito degradado), que nos levou grande parte da manhã a percorrê-lo. Passámos por diversas povoações e aldeias típicas da região, como a Aldeia do Outeiro e a dos Montes Juntos, tendo pedalado uma vez mais ao largo do rio Guadiana, por uma estrada muito tranquila entre sobreiros e olivais, onde não muito distante visitámos a Fortaleza de Juromenha. Este forte abandonado no meio de um mundo quase esquecido, faz parte das ruínas de uma cidade fortificada, sentada à beira rio. Outrora controlada pelos Mouros (como muitas outras povoações em Portugal), esta pequena cidade com as suas características defensivas, chegou a ser palco de batalhas, numa história escrita de conquistas e reconquistas, que hoje nada mais é que um museu a espaço aberto, abandonado às mãos do tempo.
Ainda na Juromenha, cruzamos dois restaurantes, onde infelizmente um estava fechado e no outro fomos recebidos de forma rude e grosseira (contrariamente ao que tão típico é nestas bandas). Não aconselhamos de todo!
Continuámos pelas grandes rectas, onde uma longa subida numa bonita zona de floresta de sobreiros e de campos dourados, ditou a nossa chegada à não muito distante Vila Viçosa. Apesar de pequena, esta vila é repleta de histórias encantadoras e dotada de um vasto património cultural! O Palácio Ducal e o seu Castelo são alguns dos locais mais emblemáticos e sem dúvida, locais a visitar.
Não podemos esquecer a importância do mármore nesta região, considerado de elevada qualidade e reconhecido além fronteiras.
E é na harmonia de todas estas preciosidades, que terminamos mais uma etapa deste Bike Around Portugal. O descanso será num dos mais emblemáticos hotéis da vila – o Alentejo Marmòris Hotel e Spa.