Etapa 03 | Santiago do Cacém – Cavaleiro
Continuamos esta aventura rumo a sul, pedalando por estradas secundárias mais interiores até alcançar as fantásticas paisagens do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina! O dia começou cedo para que fossem evitadas as horas mais quentes e assim se pedalasse com mais tranquilidade e frescura. A saída de Santiago do Cacém é um momento memorável, pois o seu imponente Castelo ao longe se despede à medida que nos afastamos.
Percorremos a Nacional 120 que nos levou por um lindo bosque montado na serra, onde os típicos sobreiros dão cor e sombra aos vastos campos alentejanos. Esta é uma estrada praticamente sem carros que se mostrou bastante simpática e amiga da bicicleta. Sensivelmente a meio do trajecto os nossos aventureiros chegaram à Barragem de Campilhas, onde as paisagens amplas com tons de terra e verde desenham os contornos desta bonita albufeira.
Nos quilómetros que se seguiram, os bosques montados, os tons de terra e os cheiros que até agora nos acompanharam deram lugar à serenidade do Atlântico, que se torna ingrediente numa mistura única e perfeita que nos transporta para um dos mais incríveis destinos de bicicleta – a Rota Vicentina. Percorremos parte do caminho histórico da Rota Vicentina e chegamos à vila do Cercal, tendo seguidamente descido a serra de onde podemos admirar a bonita Vila Nova de Milfontes.
Necessitado de algum refresco, os nossos aventureiros pararam em Almograve, de onde aproveitaram para contar alguns pormenores e detalhes destes últimos dias ao Nilton.
Já praticamente no fim desta etapa, a família Gavinho alcançou o majestoso Cabo Sardão, onde as vistas infinitas sob o Atlântico marcaram um dos melhores momentos do dia. A etapa terminou com uma calorosa recepção pela Câmara Municipal de Setúbal, com direito a fotógrafo e deliciosas iguarias locais. Os nossos aventureiros irão descansar, recuperando energias para a próxima etapa no Monte da Estrada, um local acolhedor e de qualidade, perfeitamente enquadrado na natureza.